Bolo falso com Pasta Americana (Pastamix)



Eu não ia fazer o tal bolo falso para colocar na mesa. Achava que daria muito trabalho.
Na verdade, deu. Mas eu gostei tanto que na próxima festa vou arriscar fazer um bem maior e com mais detalhes.

Vou contar pra vocês como fiz esse aí de cima.

Bolo falso com Pasta Americana


Para esse bolo comprei uma base de isopor para bolos de 25 cm. Encontrei aqui em Porto Alegre na Cozinha do Confeiteiro, que fica no Mercado Público. Geralmente é vendida em casas de produtos para confeitaria.

Para cobrir, não comprei a pasta americana original (a de verdade). Comprei uma tal de Pastamix, da Mix.
Essa aqui ó:



Ela estava bem mais barata (paguei R$ 7,90 enquanto a Pasta Americana da Arcólor tava R$ 17,90). No pacote vinha 700 g, foi suficiente pra cobrir o bolo e sobrou um pouco. Se o bolo fosse de dois andares certamente teria que comprar mais de um pacote.
Eu só achei ela um pouco dura pra trabalhar, mas deu pra fazer tudo direitinho!

Pra colorir usei corante gel nas cores amarelo damasco e azul royal (não pode ser corante líquido).

Primeiro, peguei uma quantidade de pasta que achei suficiente para cobrir a parte amarela (todo o bolo). Tingi com o corante (essa parte é meio chata pq vc precisa ficar amassando a pasta até a cor ficar igualmente espalhada por toda a superfície), e então polvilhei açúcar impalpável na mesa e comecei a abrir com um rolo de massa.

Abri a massa até ficar com uns 2 cm de espessura (dizem que tem que ser mais, mas eu achei que faltaria pasta), mas é preciso ter cuidado! Conforme você vai abrindo a pasta, tem que ir levantando ela, "enrolando" no rolo, para que quando você terminar, ela esteja solta e você possa colocá-la sobre a base do bolo.
Se você abrir tudo e depois tentar tirar da mesa, provavelmente ela irá rasgar ou ficar com falhas.

Pra fixar a pasta na base do bolo, passei um pouco de água sobre ele e coloquei a pasta já aberta em cima.
Com cuidado fui "alisando" a pasta com a mão, para assentá-la na base uniformemente.
Quando terminei só cortei os excessos e comecei a fazer os detalhes.

Para as estrelinhas, comprei um cortador de biscoito desses de alumínio. Super baratinho R$ 2,99.
Cortei as estrelas na parte da pasta que eu havia colorido e aberto como a anterior.
Para fixar as estrelas, passava um pouquinho de água atrás.

Depois, abri a massa numa tira comprida, cortei a tirinha que finalizou o bolo na parte de baixo e pronto!
Muuuito fácil (depois de quebrar a cabeça rasgando a pasta quando ia tirar da mesa).

O meu ainda não ficou tão bom pq eu estava com pressa, e também, conforme vamos fazendo pegamos a prática. Certamente no próximo ficará bem melhor!

Beijos!

16 comentários:

  1. Ah,eu tô pensando em fazer tb, valeu as dicas,frô!
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica.mas vou tentar fazer um bolo de palhaço,tinha duvida pois a pasta americana fica um pouco mole, essa pasta mix deve ficar mais dura.
    tchau, bjs.

    ResponderExcluir
  3. olha eu fiz um de biscuit para minha filha e também fica muito fofo,achei melhor biscuit pois sou muito festeira e posso reaproveita-lo..

    ResponderExcluir
  4. Débora, quantos dias antes da festa eu posso fazer o bolo? Quanto tempo ele dura?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. oiee... acabei de encontrar seu blog... também quero saber com quanto de antecedência posso fazer o bolo falso....

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olha meninas, pelo que eu li,bolo falso deve-se fazer no máximo antes de 7 dias da festa porque pode melar.Eu vou fazer uns 3 ou 4 dias antes.Não quero ariscar;)Também nunca fiz,vou arriscar fazer um Big Cupcake para decorar o centro da mesa de Guloseimas.Boa Sorte pra todas nós:)bye.

    ResponderExcluir
  7. @Led

    Oi Led! Então, se fizer o bolo de pasta americana é nesse tempo de 7 dias mesmo. O que pode fazer é substituir a pasta americana com biscuit (compra-se a pasta pronta em lojas de artesanato e o jeito de mexer com ela é bem similar da pasta), daí ela dura meses (anos na verdade, se fizer com os cuidados básicos). É uma alternativa. =D
    Beijo beijo e obrigada pelo comentário.
    Alice

    ResponderExcluir
  8. Olá.Pretendo fazer o bolo falso do meu casamento, alguém sabe com que antecedência posso fazer o bolo de biscuit?Grata.

    ResponderExcluir
  9. @Blenda
    O Biscuit dura muito, meses e até anos se for bem cuidado! Então vc pode fazê-lo com bastante antecêdencia, mas tenha cuidado com poeira e o deixe secar bem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que não vale a pena fazer de biscit, porque vc vai ficar com o mesmo bolo em todas as festas. Mas adorei as dicas. Da primeira vez que tentei fazer também tive problemas em tirar a pasta da mesa. ou tentar de novo. bj

    ResponderExcluir
  11. Li em um dos blogs que o bolo falso com pasta americana dura cerca de 1 ano. Ja comprei o material, vou tentar fazer um para o niver de 15 anos da minha filha! Muito bacana as suas dicas, e sorte para todas que vão tentar. Bjs Sara

    ResponderExcluir
  12. vou fazer também esse bolo falso que parece ser ótimo,estou começando no ramo de confeitaria e vou tentar fazer;
    Obrigada pela dica,depois conto como ficou.
    VAL

    ResponderExcluir
  13. Gente, no ano passado fiz um bolo falso pro meu aniversário de zebra ( fundo branco, tiras preta e um laço rosa) e ele ficou meio manchado de preto, no dia após o aniver, parece que derreteu! Fiz com esse PastaMix também e segui todas as instruções certinhas, disseram que o bolo não deve ficar em lugar úmido e a minha casa é bem úmida, não sei se foi isso... Fiz uns 4 dias antes da festa! Fica lindo e ninguém diz que é falso!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigada!


Postagem em destaque

Como fazer Pirulito de Biscoito com Chocolate

O pirulito de chocolate feito com Bolacha tem ganhado espaço nas festas infantis. Receita fácil de ser preparada, com preço mais em c...

receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

Seguidores!

Visitas

Link-me