Painel de tecido - Como fazer


painel
Esse é o painel que pintei para o aniversário do Vicente. Ainda falta cortar e fazer bainha, mas a pintura está pronta!
painel5-horz
Eu optei por fazer o painel, primeiro pq não encontraria nada como isto pra alugar ou comprar.
Segundo pq, sairia caro mandar fazer em uma gráfica e terceiro pq eu sou meio chata e gosto de fazer as coisas do meu jeito (tá que muitas vezes pode não dar certo, mas aí a culpa é toda minha).

Aqui o painel enquanto ainda estava pintando:


Vicente2 768
Eu esqueci de tirar fotos do processo todo. É, eu sei, eu sou bem nada a ver. Mas não é nada difícil fazer um painel de tecido e explicando direitinho, acho que já ajuda horrores.

Eu acho que o resultado ficou ótimo, e saiu super barato fazer!
Gastei R$ 16,00 em dois metros de tecido e R$ 30 de tintas (isso pq eu exagerei e comprei tintas a mais. Teria gastado menos ainda).
Não contei o valor do papel nem da tinta da impressora pq foi mínimo. Então, gastei R$ 46,00 pra fazer um painel super colorido e bonito!

Quer fazer um também? Então vamos lá!
Painel de tecido
Material:
- 2 metros de algodão cru (você encontra facilmente em qualquer casa de tecidos. As vendedoras já estão acostumadas a vender esse tecido para painéis de aniversário)
Algumas pessoas usam jeans cru, inclusive, eu comprei jeans por indicação de uma amiga. Segundo ela, o jeans é mais grosso e por isso se alguma luz bater atrás do painel, ele não ficará falhado. Porém, eu queria usar o painel numa parede, logo isso não faz muita diferença. E particularmente achei o jeans terrível para pintar.
Ele tem ranhuras que impedem que a tinta se espalhe perfeitamente. Tenho certeza de que tive muito mais trabalho para pintar o painel por conta do tecido. Eu aconselho o algodão cru no lugar do jeans, sem dúvida.

- Carbono para tecido (de cor clara, que não vá deixar manchas. E isso só é necessário se você, como eu, não tem dom para o desenho)

- Lápis, borracha

- Tinta para tecido nas cores desejadas (eu usei Acrilex, mas você pode escolher a de sua preferência)

 Vicente2 069
- Caneta para contornos (Nesse painel eu só usei a cor preta mas as canetas versões em várias cores, então é só escolher as cores do desenho original. E eu comprei a Acrilpen, gostei dela!)
 Vicente2 071
- Pincéis (Os que eu mais usei foram o nº 22 para o fundo, um bem menor para preencher os desenhos e um nº 00 para os cantinhos, detalhes e contornos)
 Vicente2 072
- Pano para limpar os pincéis

- Copo com água para limpar os pincéis nas trocas de cores e para diluir a tinta, caso seja necessário.

- Desenho original impresso em cores  para guiar o processo de pintura

Preparando o tecido para a pintura
Tudo deprende do seu dom para o desenho. Eu admito, o meu é zero! Então, eu tinha duas opções: Mandar o tecido para que alguém (que saiba desenhar) riscasse, ou imprimir o desenho em várias folhas e passar pro papel.
Optei pela segunda opção pq, eu tinha medo de que a pessoa não seguisse o desenho fielmente.

Na impressora comum só podemos imprimir folhas A4. Então eu teria que imprimir o desenho em várias A4 e depois montá-lo como um quebra cabeça.
Procurei muito e achei um programinha maaaaraaaaa que faz todo o serviço e vc só precisa colocar o tamanho que vc deseja o painel e voilá! Ele cria a imagem, diz quantas A4 serão necessárias para imprimir e é só apertar o botãozinho de impressão para começar.

Eu aconselho um desenho em preto e branco para fazer o painel, aqueles desenhos para colorir que encontramos no google sabe?
Porém, às vezes não é possível encontrar, como no meu caso. Então, eu deixei o desenho preto e branco no photoshop (mas vc poe fazer em qualquer outro programa) e configurei a impressora para o modo econômico.
Fazendo assim, vc gastará o mínimo de tinta!

O programa se chama Ace Poster e você pode baixá-lo aqui: http://www.baixaki.com.br/download/ace-poster.htm
Ele é em inglês mas, vai por mim, é super simples e fácil de mexer.

Não esqueça de fazer uma cópia do desenho no tamanho normal para você olhar sempre que precisar.

Com o desenho impresso, eu aconselho você a esticar o tecido no chão e ali montar o “quebra cabeça”.
Eu fixei as folhas usando fita adesiva e depois fixei no tecido usando alfinetes.
Passando o desenho para o tecido

Se você desenha bem, não precisou imprimir o desenho em várias folhas,  basta apenas desenhar no tecido com um lápis. Simples assim.

Se você imprimiu e montou o desenho, é a hora de você colocar o carbono embaixo do desenho e riscar bem forte para que o desenho passe para o tecido.
Eu soltava uma parte do desenho, colocava a folha de carbono embaixo e riscava. Quando terminava, já tirava aquela parte do desenho fora, pois assim eu sabia perfeitamente onde tinha parado.

Depois que você riscar todo o desenho, chega a hora de pintar.
Pintando o painel

O ideal seria que você tivesse um painel de madeira em uma parede e pudesse esticar o tecido como uma tela.
Mas, vamos ser realistas né…Quem tem uma coisa destas em casa? Só quem já trabalha com isso!
Então, aconselho uma mesa bem espaçosa, onde você possa abrir o máximo possível do tecido.

Antes, forre a mesa com um jornal pois a tinta passa para o outro lado. (A tinta de tecido sai em qualquer superfície mas, as vezes ´difícil. Melhor evitar!)
Escolha a cor que você vai começar. de preferência, o fundo.
Eu não diluo a tinta pois muda o tom dela, fica mais clara (exceto o preto). Então, ponho um pouco da tinta num potinho e começo a pintura. Lembre-se de  escolher um pincel que corresponda ao tamanho da parte que você vai pintar.
Um pincel muito grande pode manchar outras partes do desenho e, mancha de tinta não é nada bom. Muitas vezes é difícil de cobrir.

Quando você começar a pintar, escolha um sentido para a pintura e siga sempre nesse. Não pinte para um lado, depois para outro, senão a pintura fica cheinha de falhas e compromete o resultado final.

E sempre limpe muuuito bem o pincel antes de trocar de cor e seque sempre. As vezes fica um pouco de água na base do pincel e mancha o tecido.

Aqui em casa eu precisei dar mais de uma demão de tinta. Na primeira parecia que iria ficar horrível, ficou manchado, falhado. Na segunda cobriu tudinho e ficou lindo!

Depois de ter pintado tudo, você pode fazer os contornos com a canela Acrilpen ou outra que vc preferir.

Então, só faltará finalizar. Você mesma pode fazer a bainha do painel, se souber costurar em uma máquina. Eu vou pedir pra bisavó do Vicente cortar as partes que sobraram e então fazer o acabamento.

Feito isso, é só fixar o painel e ser feliz! hehehehe

24 comentários:

  1. Nossa... realmente ficou show! Lendo o post fiquei animada pois você faz parecer "fácil", vou pensar a respeito... adoro um "faça você mesma", mas confesso que sou péssima no desenho, rsrsrs...
    Você poderia ganhar um $$ fazendo isso... parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica....eu sou boa p desenhar, fiz o aniversário da minha sobrinha d 1 aninho..da sininho....mas tinha medo de arriscar a pintar um tecido com ofundo...fiz tudo em eva.
    Vou comprar um e fazer...Vou montar um negócio defestas p mim no próximo ano e já qro ir construindo alguns materiais.
    :* E parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Seu trabalho ficou lindo! Me arriscarei a pintar o painel do aniversário do meu filho, segundo suas dicas! O desenho escolhido ( o rosto do Lanterna Verde) é fácil mas meus dons artísticos são limitados. De qualquer forma vc foi mto generosa em ensinar o passo-a-passo. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Você solucionou meu problema!Meu filho quer uma festa de aniversário que ninguém tem!Você acha que ficaria bom no TNT também?

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Você solucionou meu problema!Meu filho quer uma festa de aniversário que ninguém tem!Você acha que ficaria bom no TNT também?

    ResponderExcluir
  6. @Cinthia
    Com o TNT tb dá pra fazer, mas eu não recomendo muito pq ele não pega tinta facilmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia! Pesquisando na net, achei um programa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que monta o poster do tamanho que você quer, e ainda dá pra personalizar com texto e o formato da borda do painel, por exemplo. O link é esse aqui:

    http://www.baixaki.com.br/download/posteriza.htm

    p.s: Copiei a sua sugestão no meu blog e coloquei os créditos daqui, adicionei o seu blog nos meus blogs indicados, adoro seus posts, ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá! adorei o tema q escolheu pra festa do seu filho...tudo ficou mto lindoooo... Estou pensando em fazer o mesmo tema pra o meu filho que completará 4 anos em junho. Vc não faz pra vender um painel desse q vc fez pra festa do seu filho?? quanto seria?? Bjoss meu e-mail camillacgomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mew ... fala sério ... amei ... ficou demais ... o desenho é show, o tema é super criativo!! parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Nicе resρonѕе in return of this mattег ωith firm аrgumеnts and
    eхplaining all concerning that.

    my homepagе :: Création boutique en ligne

    ResponderExcluir
  11. We stumbled over here fгom a different webѕіte anԁ thought I might as well check things out.
    I lіke what I seе ѕο now i'm following you. Look forward to finding out about your web page yet again.

    My web blog ... CREARE UN SITO WEB FARE UN SITO Creare un sito

    ResponderExcluir
  12. Aω, this wаs an incredibly nice pοѕt.
    Finding the timе and actuаl effort
    to genеrate a grеat article… but what can І sаy… І pгocгastinatе а wholе lοt аnd neνer manage to get anythіng done.


    Herе is my wеb-sitе: HOW TO MAKE A WEBSITE

    ResponderExcluir
  13. Way cool! Some very valid points! I apprеcіate you writing
    thіs wгite-up and alsο the rest of the site is verу gooԁ.


    Here is my ωebsite :: CRIA SITE

    ResponderExcluir
  14. ohhhhhhh, ficou show!!! Muito obrigada por compartilhar tua experiência! Estava fazendo uma pesquisa e logo encontrei teu post ensinando (mega-super bem) como fazer um painel de festa totalmente exclusivo! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  15. legal sua dica, estou entrado neste ramo de painel, sei desenha muito bem, gostei da discrição da caneta acrilpen.. diogenes braw é meu face.....

    ResponderExcluir
  16. muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boas as dicas vou tentar

    ResponderExcluir
  17. ADOREIIIIIIIIIIIIIIII ja estou fazendo o segundo painel.

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas estou querendo iniciar no ramo de decoração e fazer meus próprios painéis vai ser um grande diferencial

    ResponderExcluir
  19. Amei as dicas estou querendo iniciar no ramo de decoração e fazer meus próprios painéis vai ser um grande diferencial

    ResponderExcluir
  20. Nossa era tudo o que eu precisava saber. Voce eh dez, ficou lindo o painel. Bjo

    http://liriodesaron.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. AMEIIIII estou fazendo o da minha filha otima ideia valeu

    ResponderExcluir
  22. AMEIIIII estou fazendo o da minha filha otima ideia valeu

    ResponderExcluir
  23. Parabéns amei a sua explicação

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigada!


Postagem em destaque

Como fazer Pirulito de Biscoito com Chocolate

O pirulito de chocolate feito com Bolacha tem ganhado espaço nas festas infantis. Receita fácil de ser preparada, com preço mais em c...

receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

Seguidores!

Visitas

Link-me